quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

REUNIÃO ADMINISTRATIVO-PEDAGÓGICA REÚNE GESTORES DA CIRCUNSCRIÇÃO DA 12ª DIRED

Hoje, dia 27 de dezembro, foi realizada, às 08h30min, na sede da 12ª DIRED, em seu auditório, a reunião anual dos gestores das escolas da circunscrição envolvendo o administrativo e, também, o pedagógico, além de uma pauta extensa, na qual todos os itens foram elencados.

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, deu as boas-vindas aos gestores e colocou um dos objetivos da sua pauta: informar sobre as orientações gerais de matrícula e calendário da rede estadual de ensino.


Em seguida, a professora Magali Delfino leu uma mensagem da Secretária Estadual de Educação, professora Betânia Ramalho, cujo teor falava dos objetivos da matrícula e do calendário escolar:
“A nossa meta é expandir. Mas, uma expansão com qualidade. Assim, ofereça o melhor da sua escola à comunidade”.

Depois, a professora Magali Delfino falou sobre os desafios de uma gestão e enfatizou os três pontos básicos que vêm sendo, sistematicamente, trabalhados em sua gestão:
  • Recuperar a credibilidade da escola pública;
  • Transformar o educando em cidadão do futuro;
  • Combater a violência.

  • Professora Magali Delfino e sua vice-diretora Maria Augusta

    Dando continuidade, a professora Magali Delfino enumerou o seu percurso metodológico, falando sobre:

    • 1º Momento: Dialogando sobre: Calendário de Matrículas – ano letivo de 2012. Cumprimento do calendário pós-greve/2011.

    • 2º Momento: Dialogando sobre: Quadro de Rendimentos – entregar até 05/01/2012. Quadro de vagas existentes – entregar até 05/01/2012.

    • 3º Momento: Dialogando sobre Programas e Projetos.

    O Auditório da 12ª DIRED...
  • Sobre o Calendário de Matrículas, a professora Magali Delfino descreveu, detalhadamente, como ele está se processando:

    • Matrícula das Pessoas com Deficiência: estudantes com deficiência realizam matrícula antecipada: início em 18 de novembro de 2011.

    • Matrícula Automática.

    • Rede Estadual: escolas que não aderiram à greve: início no dia 26 de dezembro de 2011.

    • Redes Municipais: 5º ano (caso a escola não ofereça os anos finais do Ensino Fundamental) e do 9º ano: início no dia 16 de janeiro de 2012.

    • Rede Estadual: escolas que aderiram à greve: início no dia 01 de fevereiro de 2011.

    • Egressos da Rede Estadual: 5º ano (caso a escola não ofereça os anos finais do Ensino Fundamental) e do 9º ano, assim como do 5º período da EJA integrantes: início no dia 13 de fevereiro de 2012.

    • Matrícula para Novatos: 23 a 29 de fevereiro de 2012, podendo continuar durante todo o ano letivo.

    • Matrícula Informatizada: até o final do primeiro semestre letivo, todas as escolas receberão novos computadores, câmera fotográfica e scanner para realizar a informatização de matrícula. Os Secretários Escolares serão capacitados.

    • Sistema Integrado de Gestão Educacional – SIGA - Educação.

    A professora Magali Delfino deixou claro que a falta de documentação, no ato da matrícula, não impedirá o educando de ser matriculado, devendo a escola orientá-lo no sentido de obtê-la, no prazo máximo de trinta dias (LDB Art. 24, Inciso II, alínea “c”) e que, no ato da matrícula, o responsável assinará um termo de compromisso.


    Continuando com as informações para os gestores, a professora falou sobre a divulgação, dizendo, primeiramente, que a mídia terá um papel importante e que as DIREDs são postos de informações sobre as vagas de cada escola – chamada escolar. Ressaltou, ainda, que os Agentes Comunitários de Saúde são parceiros privilegiados. E pediu que cada gestor faça contato com o agente comunitário do seu bairro ou da sua comunidade. Por fim, ela lembrou que, até dez dias após o início das aulas, a Direção das escolas deverá enviar à Diretoria Regional de Ensino, e esta à SOINSPE – Subcoordenadoria de Inspeção Escolar, o número de educandos matriculados.

    Matrícula nas Etapas e Modalidades da Educação Básica:

    • Educação Infantil

    • Ensino Fundamental de Nove Anos

    • Ensino Médio

    • Ensino Médio Modalidade Normal

    • Ensino Médio Inovador

    • Ensino Médio Noturno Diferenciado

    • Ensino Médio Integrado à Educação Profissional

    • Educação de Jovens e Adultos – EJA

    • Educação Prisional – EJA

    • Educação em Outras Instituições - EJA

    • Educação Especial

    • Educação do Campo

    Matrículas nos Programas, Projetos e Ações de apoio à Educação Básica:

    • Mais Educação.

    • Projeto de Correção de Fluxo.

    • PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

    • Escola Ativa – Educação do Campo.

    • Programa Telessalas – Programa em fase de implantação, com o objetivo de reduzir a distorção idade-série / período junto aos estudantes do Ensino Médio e de EJA / Médio.

    • POLOS: Mossoró, Natal e Pau dos Ferros.

    Já no final de sua fala, a professora Magali Delfino lembrou a importância do cumprimento do Calendário pós-greve/2011 e, para tanto, devem ser observados:
    • o cumprimento dos dias letivos

    • o cumprimento da carga horária

    • a infrequência dos alunos

    • as estratégias para melhorar a frequência dos alunos

    • os planejamentos com aulas diferenciadas 

    E voltou, mais uma vez, a falar sobre o Quadro de Rendimentos para ser entregue até o dia 05/01/2012 (não/greve) e 05/02/2012 para as demais escolas, bem como, Quadro de Vagas com data de entrega até o dia 05/01/2012.
    Por fim, a professora Magali desejou a todos um Feliz Ano Novo. Desejou também que, neste ano que vai nascer, maiores e melhores realizações profissionais sejam, para cada um dos gestores presentes, a pauta do seu dia a dia.

    Assumiu os trabalhos, a vice-diretora, Maria Augusta, para falar sobre o pedagógico. Resumidamente, a gestora repassou o que estava acontecendo, principalmente, com os programas e projetos abaixo relacionados:

    A Vice-Diretora Maria Augusta fazendo a sua explanação

    • Programa Saúde da Escola (escolas cadastradas, escolas contempladas)

    • Mediadores da Leitura

    • Alfa e Beto (teste)

    • PDE Escola – Aplicação dos Recursos

    • Programa de Leitura do Ensino Médio – PROLEM (monitoramento)

    • Orientações sobre a Semestralidade

    • Programa Despertar

    Ao término, os gestores se dirigiram para a sala do Apoio Pedagógico e lá receberam um kit (CD) contendo as orientações sobre a escrituração da inspeção escolar, com as técnicas Socorro Gondim e Alvanete.
    ... estava lotado com os gestores...


visita da vice-diretora da 12 DIRED à escola Calazans Freire


A vice-diretora da 12ª DIRED prof Maria Helena visitou as escolas estaduais de nossa cidade, para acompanhar o cumprimento do  calendário pós-greve,  dar orientações e procedimentos legais para o termino do ano letivo .














sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Ufersa publica edital e inicia inscrições

Mais uma oportunidade surgiu para os interessados em concursos. A Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) divulgou ontem, 20, o edital do concurso público, abrindo a inscrição aos cargos de servidores técnico-administrativos. Estão sendo ofertadas 101 vagas, distribuídas nos níveis superior, médio e elementar para os campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas. 5% das vagas serão destinadas aos portadores de necessidades especiais.

A assessoria de imprensa da instituição informou que o concurso terá validade por um ano, podendo ser prorrogado por igual período. A inscrição ficará aberta até o dia 20 de janeiro de 2012 e é feita no site da universidade. Serão ofertadas 61 vagas para o campus de Mossoró, 11 para o de Angicos e 29 para o de Caraúbas. 
A previsão é que as provas aconteçam no dia 29 de abril de 2012. Os candidatos que concorrerão às vagas de nível superior, além da prova escrita, terão de enfrentar a avaliação de títulos, que classificará. 
A taxa de inscrição está variando de acordo com o nível que o candidato pretender concorrer. Será de R$ 60,00 para nível superior, R$ 30,00 para o médio e R$ 20,00 para o cargo de nível elementar. Agora é estudar, aproveitando os feriados das festas de fim de ano.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

VICE-DIRETORAS DA 12 DIRED ACELERAM MONITORAMENTO PÓS-GREVE

As vice-diretoras da 12ª DIRED, Maria Augusta, Helena Maia e Sueleide Ferreira, intensificaram o monitoramento do calendário pós-greve nas escolas, visitando, na semana passada, duas escolas da circunscrição da 12ª DIRED.

Estiveram, primeiramente, na Escola Estadual Padre José de Anchieta, na Serra do Mel/RN, e lá puderam constatar que os problemas enfrentados pela equipe gestora são com relação à reposição de aulas aos sábados com a presença de alunos.
As vice-diretoras sentaram-se com a equipe gestora da escola e fizeram uma redistribuição da carga horária, resolvendo uma boa parte dos assuntos que foram tratados ali.
Em seguida, as orientações dadas foram para que o aluno não tivesse perda na sua carga horária de 200 dias letivos e 800 horas/atividades.
 
Em seguida, as orientações dadas foram para que o aluno não tivesse perda na sua carga horária de 200 dias letivos e 800 horas/atividades.
Da mesma forma, foi solicitada uma reunião com os pais da comunidade para chamá-los à responsabilidade e fazer com que os seus filhos não deixem de frequentar a escola neste período e, acima de tudo, cobrem, da direção, um ensino de qualidade.
Na Escola Estadual João de Abreu, na cidade de Baraúna/RN, as vice-diretoras encontraram um quadro de calendário pós-greve no qual 3 dos 4 professores estão trabalhando, com uma frequência, no turno matutino, de 95% do ensino do 6º ao 9º anos. Essa porcentagem cai um pouco quando passa para os turnos vespertino e noturno.
 
As vice-diretoras tomaram as seguintes providências
  1.  Sugeriram a realização de atividades atrativas para que o aluno venha assistir às aulas aos sábados;
  2.  Reunir o Conselho para decidir as ações;
  3. Garantir, com professores, a permanência desse aluno em sala de aula;
  4.  Visitação dos supervisores para estimular o aluno;
Nesta visita, do dia 06/12, ficou acordado, entre o órgão gestor e a direção da escola, que esta última tomaria providências com relação às faltas dos professores e demais funcionários;
 
A DIRED garante que fará monitoramento de todas as escolas da circunscrição.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

FEIRA DO EMPREENDEDOR

A Escola Estadual José Calazans Freire convida todos a participarem da II Feira do Empreendedor que acontecerá no dia 20/12 . Participem!
Em breve divulgaremos programação e ofertas das barracas. 


O convite para a Feira...

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

História do NatalHistória do Natal, 25 de dezembro, história do Papai Noel, a tradição da árvore de Natal, origem do presépio,
 decorações natalinas, símbolos natalinos
História do Natal - Papai Noel
Papai Noel: um dos símbolos do Natal


Origem do Natal e o significado da comemoração
O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

A Árvore de Natal e o Presépio

árvore de natal
Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

O Papai Noel : origem e tradição

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel 

Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).



História do nascimento de Jesus - cordel (RELIGIÃO)escrito em terça 22 setembro 2009 00:50

O povo de Israel era um povo bem sofrido
Depois de tanto sofrer como escravo, lá no Egito
Teve rei, mas acabou dividido
Ficou tão fraco a ponto de ir para o Exílio

Grandes Impérios faziam o povo chorar
Tanto o lado de Israel como o lado de Judá
É aí que Deus promete que seu povo iria salvar
Envia os profetas para o messias anunciar

A esperança que nasce faz o povo acreditar
Os profetas prometem que nova era vai começar
Mas o tempo vai passando demorando a chegar
O povo vai sofrendo custando a acreditar

Ninguém tinha idéia de como a salvação ia acontecer
Mas nos planos de Deus, Israel ia renascer
Os profetas sofriam muito
Para o povo convencer

Certo dia na Galiléia, um anjo apareceu
Para uma jovem bela, o recado ele deu
Era ela a escolhida
Conforme os planos de Deus

A donzela muito jovem ficou logo perturbada
Como se faria isso se ainda não era casada
As pessoas iriam comentar
Ninguém entenderia nada

Mas o anjo doce e belo de nome Gabriel
Disse que se confiasse, Deus iria ser fiel
Que ele era poderoso 
E que mesmo velha fez grávida sua prima Isabel
   
Maria a jovem moça escolhida
Ficou tão encantada com a mensagem dita
Tratou logo de decidir
Eis aqui, das mulheres a mais bendita

E assim estava selado, o pacto da salvação
Jesus o prometido, já tinha a opção
Nasceria de uma mulher
E passaria pela humanização

Tudo foi tão lindo
Maria estava cheia do Espírito
Mas em meio àquilo tudo
Se preocupou com o futuro Marido

José era o candidato, tão feliz ele estava
Nem imaginava o que sua noiva passava
Depois que soube de tudo
Preferia vê-la afastada

Mas Deus cumpre o que promete
Não deixa de ajudar a quem merece
Se Jesus vinha numa família
Pai e mãe ele obedece

E então mandou um anjo
Enquanto José dormia
Ele disse ao noivo:
Não temas aceitar Maria

E o casal entendeu o plano do Senhor
Tinham que estar juntos
Para cuidar do salvador
Jesus está chegando para o reino do amor
  
Para a cidade de Belém tiveram que seguir
Era o recenseamento na cidade de Davi
Mas o tempo se cumpriu
E Jesus nasceria ali

Procuraram um lugar pro menino Deus nascer
Mas a cidade estava muito cheia
Não tinha o que oferecer
Se ajeitaram numa gruta para tudo acontecer

A criança é toda linda, o casal se emocionou
Contemplaram o Deus menino
Se esquecendo da dor, de não terem um lugar
Digno do redentor

Mas Deus tudo planeja
Cada detalhe é marcado
E para adorar o menino
Mandou 03 reis magos

Os reis tinham o desejo
De conhecer Jesus
Foram guiados por uma estrela
De diferente luz

Chegando à gruta sagrada, foram se apresentar
Somos reis do Oriente, aqui estamos para adorar
E com muita alegria
Ouro, incenso e mirra começaram a presentear

Nasceu o Deus menino: Alegria, paz e amor
Glória a Deus nas alturas, pois nos deu o salvador!
Sejam todos abençoados com a vinda desta luz
O Natal é a festa do nascimento de Jesus.
A verdadeira história do Natal


Rev. Ézio Martins de Lima
Pão Quente Diário

Ao entrar no Shopping ficamos deslumbrados com os efeitos produzidos pelas luzes, que apontavam diretamente para um imenso pinheiro enfeitado com caixas embrulhadas em papéis multicoloridos... Ao lado da árvore estava uma manjedoura com um boneco de uma criança, ao seu lado um casal... Um pouco mais distante, estavam alguns bonecos de homens trajados rudemente... Do outro lado do pinheiro havia uma casa toda coberta de pequenas lâmpadas, ao seu lado um trenó puxado por renas, e dentro da casa um homem vestido de vermelho, com longas barbas brancas... um gorro vermelho na cabeça... um saco vermelho nas costas. O quadro, ainda que confuso, trouxe-me à consciência o fato de que estamos às vésperas do Natal...

Sinceramente percebemos que cada ano que se passa as representações se tornam mais confusas, a ponto de o significado do Natal estar cada vez mais sendo esquecido em detrimento dos novos personagens que compõem esta nova história’: Papai Noel, Mamãe Noel, luzes, enfeites, presentes, comércio, banquetes... Então demos conta que no nascimento de Jesus, o Cristo, as circunstâncias também não eram diferentes... O fato que mudou a história da humanidade aconteceu na periferia de uma pequena vila, e os personagens mais próximos eram pastores de ovelhas, e alguns misteriosos reis do oriente... Nada de opulência! Nada de luzes! Nada de enfeites! Havia presentes, sim! O mais importante dos presentes! Aliás, o único que O Aniversariante continua esperando dos seres humanos: o LOUVOR!

O nascimento de Jesus Cristo é anunciado aos pastores em meio à música entoada por um coro angelical (Lucas 2.10-14). Particularmente, cremos que os anjos cantam para ensinar aos pastores que Jesus, o Cristo, é o Deus que merece toda Honra e todo Louvor. Os pastores aprenderam bem a lição... Não somente os pastores louvam a Jesus, como também os três reis-magos do oriente, que o fazem presenteando-O com ouro, incenso e mirra (Mateus 2.11), respectivamente símbolos da Realeza de Jesus (Apocalipse 17.14), do Sacerdócio de Jesus (Lucas 1.9; Hebreus 10.10-13), e da Sua morte propiciatória (João 19.39).

Então descobrimos o verdadeiro sentido do natal: Jesus nasceu! Seu nascimento é motivo de louvor, porque Ele é o Sacerdote que representa e intercede por todos os seres humanos da face da terra, em todas as eras, em todos os lugares, em todo o tempo, oferecendo-lhes gratuitamente o perdão dos pecados e a vida eterna. Jesus merece todo louvor, porque é Rei. Não um rei cujo trono se estende no mundo pelo poder da espada e da opressão! Não! Jesus é o Rei, cujo Reino está dentro dos corações dos que confessam Sua majestade e dão crédito às Suas palavras de Vida, Poder, Graça e Amor (Mateus 17.21). Contudo, Jesus também recebeu de presente a mirra... perfume utilizado nos rituais pós-morte... No nascimento de Jesus, prenuncia-se a Sua morte! O Sacerdote é ao mesmo tempo o próprio sacrifico; e no Seu sacrifício, o Rei estende Seu Reino Eterno sobre todas as culturas, línguas e nações...(Apocalipse 5.9).

É tempo de Louvor ao Único que merece toda a honra, toda a glória e toda a adoração!

Em Cristo!