sábado, 16 de junho de 2012



UFRN / PRONATEC 

Gestores Educacionais. Solicitamos que façam a impressão do banner e divulguem para os alunos as informações encaminhadas - UFRN



Atenção! 

Segunda feira - 18 de maio: REUNIÃO COM GESTORES E RESPONSÁVEL PELO PRONATEC NA ESCOLA 



LOCAL: Auditório da 12ª DIRED 
HORÁRIO:14h00min 
OBJETIVO: Informar abertura dos cursos do PRONATEC para o segundo semestre. Temos novidade. Não falte! Sua presença é muito importante! 
Equipe Pedagógica - Ensino Médio / 12ª DIRED

Professores de Upanema participaram do 1º encontro presencial do Curso “CIDADE E DIVERSIDADE” no Polo de Marcelino Vieira

Em busca de qualificação e aperfeiçoamento as professoras da rede municipal de ensino, Suely Carvalho, Rosario Matoso, Conceição Gonçalves, Elizabete Lopes e a supervisora Leonilde Sobral, participam do Curso Cidade e Diversidade, cujo o objetivo principal é a produção de material didatico, a partir do estudo historico de nossa cidade.

Vamos em frente colegas.





quarta-feira, 13 de junho de 2012

NOTA DA 12ª DIRED

Sábado, dia 16/06, no período matutino das 08h00min às 12h00min, haverá capacitações nos quatro polos de Mossoró:

Polo 01 - Aída Ramalho 

E.E. Maria Stella
E.E. José Martins de Vasconcelos
E.E. João Manoel
E.E. José Calazans Freire
E.E. Pe. José de Anchieta
E.E. José de Freitas Nobre

 Polo 02 - José Nogueira 

E. E. Eliseu Viana
E. E. Gov. Dix-sept Rosado
E. E. Abel Coelho
E. E. Rui Barbosa

Polo 03 - Jerônimo Rosado 

E. E. Hermógenes N. da Costa
E. E. 30 de Setembro
E. E. Jeronimo Vingt Rosado Maia
E. E. Diran Ramos do Amaral
E. E. Gilberto Rola CEJA Professor Alfredo Simonetti

Polo 04 - Mons. Raimundo Gurgel 

E. E. Presidente Kennedy
E. E. Moreira Dias
E. E. Mons. Francisco de Sales Cavalcanti
E. E. Francisco Antônio de Medeiros
E. E. Manoel Joaquim E. E. João de Abreu



PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES: 

Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2013 estão abertas até 05 de agosto .

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para a décima primeira edição do programa Jovens Embaixadores, programa de intercâmbio da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. O programa levará 35 estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. As inscrições para o programa de 2013 serão efetuadas somente online. O endereço está disponível a partir de hoje, 17 de abril, até 05 de agosto no site:www.jovensembaixadores.org/2013



PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES: 

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 294 brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. 

Mais informações sobre o programa Jovens Embaixadores, visite o site abaixo: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je.html

NOTA DA 12ª DIRED

CRONOGRAMA 

FASE 1 

– do lançamento do programa até 05 de agosto: Os interessados acessam o formulário de inscrição via www.jovensembaixadores.org/2013, respondem à ficha de inscrição online e recebem uma resposta automática dizendo se preenchem os pré-requisitos básicos do programa e foram aprovados ou não para a ETAPA 02: 

- “Aprovado para a ETAPA 02”: 

O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.  

- “Não aprovado PARA A ETAPA 02”: 

Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo. 

 FASE 2 

– até o dia 19 de agosto: O candidato deverá: 

 Concluir o preenchimento do questionário preliminar; 

 Selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet; 

 Fazer o upload da foto e de TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos; 

 Concluir o processo online. 

IMPORTANTE: O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento. Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 19 de agosto. Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso a esse link. Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira que ele selecionou. 

FASE 3 

– até 30 de agosto: As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos. 

IMPORTANTE: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa somente a instituição parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário. Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira clicará em: 

- “Aprovado para a ETAPA 04: Exame escrito” 

O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, agendada para o dia 14 de setembro. O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.  

- “Não aprovado para a ETAPA 04” 

O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher pré-requisito(s). 

IMPORTANTE: Caso o candidato tenha sido aprovado para a Etapa 04, mas não tenha recebido o email confirmando o horário e local até o dia 10 de setembro, deverá entrar em contato com a instituição parceira para obter essa informação. 

FASE 4 

– 14 de setembro (entre 14h00min e 17h00min): Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs – horário de Brasília). 

FASE 5

– até o dia 30 de setembro: Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão na competição nacional. A instituição parceira deverá anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do candidato e, ao final, clicar o botão “Semifinalista”. 

- “Semifinalista”: O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semifinalistas e que participará na competição nacional as 35 vagas do programa.

- “Não aprovado na ETAPA 05”: Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá. Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não aprovação dele nessa etapa. 

FASE 6 

– até 20 de outubro: Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reune-se para fazer a revisão do material dos semifinalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores. 

FASE 7 – Até 30 de outubro: Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2013. 

FASE 8 

– Outubro/novembro: Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2013. 

FASE 9 

– Dezembro: Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos. 

FASE 10 

– 09 a 11 de janeiro de 2013: Entrevista de visto e orientação pré-partida em São Paulo. 

FASE 11 – 11 de janeiro de 2013: Embarque para os Estados Unidos. 

FASE 12 – 12 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013: Programação em Washington-DC e estados-anfitriões. 

FASE 13 – 03 de fevereiro de 2013: Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.


segunda-feira, 11 de junho de 2012



Escola estadual José Calazans Freire
Semana do meio ambiente: 05 a 15 de junho.
 Saberes e valores para cidadania planetária.

Projeto: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Justificativa
Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído causado sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.

Introdução
A principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos cons­cientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-­ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Para atingirmos esses obje­tivos, mais do que trabalhar com informações e con­ceitos, é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa perspectiva, a Escola ela­borou seu projeto “Des­pertando uma consciência ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à comunidade.

Objetivos


- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessi­dade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitá­rios e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontra­das no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.


Ações
As ações podem ser assim resumidas:

1. Análise da realidade am­biental na comunidade na qual a escola está inserida feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos próprios alunos com moradores do bairro.
Um dos problemas  que será identi­ficados será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada cidadão.

2. Promoção de palestras envolvendo pessoas da comunidade. Os alunos participarão, não só como ouvintes, mas também envol­vendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto discutido.
Não só a questão do lixo será analisada e modifi­cada, mas também o desper­dício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.
3. Filme: o lixo
Apresentar um pouco do trabalho dos catadores de lixo no Brasil.
4. Textos informativos. (leitura pelo professor e discussão em roda d leitura).
Sugestões da Nova Escola - mês de maio.
5 .Uso do livro didático do aluno: Símbolos da reciclagem.
6. Temas geradores para alfabetização
- meio ambiente
- lixo
- natureza
- agua
- reciclagem etc
- coleta
7.coleta seletiva do lixo

E necessária a transformação de papéis velhos em novos, latas velhas em novas, plásticos rasgados em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar coisas velhas em novas.
E para haver esta transformação do lixo, existem várias fábricas de reciclagem. O aproveitamento do Lixo torna as cidades limpas e maravilhosas.
Até sobras de alimentos são transformadas em adubo.
A reciclagem é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente.
Discutir com seus colegas sobre como poderão implantar a coleta eletiva na sua escola e em sua cidade.


·  Distribuir latas de lixo para coleta seletiva.
·  Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:
Azul:  papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.
Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou inteiros), etc.
Vermelho: embalagens plásticas, sacos plásticos, tampas e canudinhos, potes de mar­garina, etc.
·  Fazer um debate em sala sobre a importância da coleta seletiva do lixo.
O   que fazer com as sobras?
·  As sobras da alimentação, folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema importância o uso deste adubo na horta. Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística.
Discussão:
a) Qual o órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.
b) De que maneira podemos contribuir na separação do lixo da cidade?
c)         Qual o trabalho que é desenvolvido sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha nenhum, elabore um projeto para implantá-lo, cobrar das autoridades.

 

 

Avaliação


A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.

Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transforma-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as ideias se transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direito e deveres políticos, sociais e ambientais. Exerce-la significa participar de lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que deem  a todos nós a chance de herdar um planeta bom de se viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar as pessoas para que elas entendam que devemos cuidar juntos de nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.