RELATÓRIO DA JORNADA PEDAGÓGICA
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Escola Estadual José Calazans Freire
Av; Getulio Vargas, 16 - Centro
Nº DE ALUNOS: 700 alunos
HORARIO DE FUNCIONAMENTO:
Matutino: 7h as 11h30m
Vespertino: 13h as 17h30m
Noturno: 19h as 22h
EQUIPE GESTORA: (biênio 2010/2011)
Antonio Nicacio da Silva ( diretor)
Leonilde Sobral Dantas Fernandes (Vice-diretora)
Maria de Fátima Martins dos Santos (coordenador pedagógico)
EQUIPE DE APOIO PEDAGOGICO:
Antonio Carlos da Costa Junior
Elza Maria Pinheiro Figueiredo
Luciene Maria dos Santos Mendonça
Maria de Fátima Freire Pereira de Carvalho
Apresentação
O processo educacional sempre foi alvo de constantes discussões e apontamentos que motivaram sua evolução em vários aspectos. Tomando um lugar nestas discussões surge “um novo olhar para a prática pedagógica a partir dos resultados das avaliações nacionais, como eixo norteador do trabalho educativo.
Esse novo olhar possibilita uma nova prática envolvendo agentes que conduzem o ensino de forma a trazer transformação e mudanças.
Para discutir, planejar e encaminhar coletivamente as ações pedagógicas e administrativas que organiza e define o trabalho escolar, a escola estadual Jose Calazans Freire realizou a segunda etapa da jornada pedagógica, com o objetivo de instrumentalizar a equipe e repensar as ações para o ano letivo de 2011.
O tema em foco para jornada foi: “um novo olhar para pratica pedagógica a partir das avaliações nacionais para a educação básica”.
Registro de Memória da Jornada Pedagógica
No período de 09 a 11 de fevereiro de 2011 realizamos a jornada pedagógica
Com o objetivo de analisar os referenciais que norteiam a educação do RN e os resultados das avaliações nacionais para então replanejar a nossa proposta, definir ações e elabora o planejamento de ensino, valorizando o desenvolvimento de competência e habilidades dos alunos.
No dia 09/02 (quarta-feira), o encontro iniciou-se com o acolhimento dos professores, entrega da pauta da jornada, num momento de reflexão, e promoção de bem estar. Contamos com a presença dos professores , equipe gestora e pedagógica, e o pessoal técnico da secretaria da escola. Apresentamos a continuação da jornada como proposta de trabalho da SECC e a sintonia do trabalho da escola com esta proposição pedagógica.
Os dados de desempenho da escola e as implicações dos resultados das avaliações nacionais (PROVA BRASIL, ENEM, SAEB) foram apresentados em slides e os indicadores de desempenho locais dos alunos. Esses dados foram analisados como formas didáticas de promoção do ensino aprendizagem.
O segundo momento do encontro foi direcionado para um estudo de fundamentação teórica em competências e habilidades, essenciais a formação dos alunos. A utilização dos textos foi a metodologia utilizada para embasar esses conhecimentos.
No dia 10/02 (quinta-feira), retomamos nossa pauta, para reformulação do programa curricular de cada área de ensino, incorporando as exigências dos referenciais nacionais e orientação estadual.
Todos os níveis e etapas de ensino ofertados pela escola, foram contemplados no encontro, e trabalhados da seguinte maneira:
O ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) sob a orientação da equipe pedagógica, teve como subsidio a resolução nº 07/2010 que aponta Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental em 9 anos e os descritores da PROVA BRASIL , em que aparecem os conteúdos determinantes língua portuguesa e matemática , para o desenvolvimento das competências e habilidades dos alunos, e fizemos um elo com demais disciplinas, responsabilizando-as também nesse processo de formação.
O ensino médio foi organizado e encaminhado com fundamentação na matriz curricular e competências e habilidades para o ENEM e propostas de conteúdos das áreas especificas.
A Educação de Jovens e Adultos organizou os estudos tendo como textos de apoio as Diretrizes Orientadoras para a Educação Básicas na Modalidade de Jovens e Adultos e a resolução do CEE nº 01/2010, que estabelece Diretrizes Operacionais para a oferta da EJA.
No dia 11/02 (sexta-feira), apresentamos a grade curricular 2011, e fizemos a distribuição de carga horária por turno e professores; em seguida foram encaminhadas algumas ações para o ano letivo 2011. Para encerrar avaliamos junto com os professores toda a jornada, na medida em que professores e equipe colocou suas impressões, descobertas e expectativas.
Consideramos muito proveitosa a jornada pedagógica 2011. Para alguns professores foi novo conhecer os documentos oficiais que norteiam o trabalho educativo; para outros foi um resgate, um despertar do conhecido que estava adormecido; também foi sinalizada pelos professores a responsabilização pelos saberes com trabalho coletivo e não a procura de culpado para o processo de rendimento dos alunos. Percebemos também novos posicionamentos e posturas a respeito da formação dos alunos ao despeito de criticas aos problemas corriqueiros.
Nossas expectativas como também a dos professores foram superadas, tanto pela freqüência, como pela participação discussões, credibilidade na equipe pedagógica e o comprometimento em reformular suas propostas curriculares.
Como produto do nosso trabalho, apresentamos a 12ª DIRED a reformulação da proposta por área de ensino, o plano de curso de cada professor com base no material estudado, e o planejamento de algumas ações didáticas para o ano letivo de 2011, priorizando que este ano é ano de avaliação nacional para a escola.
A Jornada continua! Este foi apenas o ponto de partida. Cabe a escola e a cada um de nos garantir e qualificar os espaços de discussões das questões referentes a prática pedagógica.
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