Ainda na revista Nova Escola -maio2002 temos a simbologia assim descrita:
Fogueira- O fogo está carregado de significados. Ele purifica, aquece, protege, reúne pessoas.Na Europa medieval ,era aceso nas festas da colheita-que acontecia no mês de junho- para homenagear o espírito da floresta e garantir a fertilidade das mulheres, das árvores e dos animais. Hoje, continua sendo o principal objetivo dos festejos juninos, mas passou a ser associado aos santos católicos.
Quadrilha-O ritual que apresenta o casamento na roça, tem origem nas danças palacianas da França do século 18. Elas foram popularizadas com a revolução francesa, conquistaram a península Ibérica e chegaram aoBrasil trazidas pelos colonizadores. Aqui, assumiram diferentes características em cada região.
Balões- A prática de soltar balões é universal e milenar. Originalmente, serviam para enviar pedidos e agradecimentos aos santos. Hoje, a tradição está condenada por causa dos riscos de provocar incêndios e atrapalhar o tráfego aéreo
Quitutes-A comida sempre esteve relacionada a crendices e simpatias, tabus e, é claro, aos festajos populares. não há comemoração sem comida. Ela une as pessoas. Entre os pratos juninos típicos estào os derivados do milho, como a canjica, a pipoca e o carau- o que se deve ao fato a festa coincidir com o início da colheita no Nordeste.
Já no fascículo FESTAS POPULARES NO RN encontramos a seguinte explicação: " os jesuítas foram os responsáveis pela difusão das diversas festas religiosas comemoradas até hoje. No princípio eles serviam para atrair os índígenas e assim poderem emitir sua mensagem catequizadora. Já naquele tempo as festas juninas eram comemoradas com fogueiras, reza, muita alegria e coincidiam com o período em que os índios realizavam seus rituais de fertilidade.
Junho é um tempo de colheita:mandioca, feijão , cará, milho, que é a base das comidas que acompanham os rituais juninos. As festas do ciclo junino nasceram do intuito do homem agradecer a boa colheita, para isso faziam festas a JUNO, esposa de JÚPITER, deus grego. Com a expansão do cristianismo pela Europa, a igreja resolveu festejar seus santos mais populares, Antonio, João e Pedro para se contrapor as festas pagãs.No início eram conhecidas como "joaninas''.
Os santos católicos substituiram os deuses gregos, e os motivos de festa e penitência também se ampliaram, passando a ter uma relação com a cristandande. Na colonização do nosso país, as festas religiosas serviram de atração para os indígenas ".
fonte: Nova Escola
Festas Populares do RN, fascículo 6.
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