Escola
estadual José Calazans Freire
Semana
do meio ambiente: 05 a 15 de junho.
Saberes e valores para cidadania planetária.
Projeto: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
Justificativa
Durante toda nossa vida
nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que
ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído
causado sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, faz-se necessário
que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente.
Introdução
A principal
função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de
cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socio-ambiental
de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade,
local e global.
Para
atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos,
é preciso que a escola trabalhe também com a formação de valores e atitudes.
Nessa
perspectiva, a Escola elaborou seu
projeto “Despertando uma consciência
ecológica” que tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não
apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente, como
também colaborar com o despertar dessa consciência junto às suas famílias e à
comunidade.
Objetivos
- Despertar
a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua
preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da
reciclagem.
- Mostrar
que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume
de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa,
além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o
aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas
no meio em que vive.
-
Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
Ações
As
ações podem ser assim resumidas:
1.
Análise da realidade ambiental na comunidade na qual a escola está inserida
feita por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados pelos
próprios alunos com moradores do bairro.
Um
dos problemas que será identificados
será em relação aos resíduos sólidos: LIXO. Para trabalhar essa questão, a
escola mobilizará várias estratégias, dentre elas, envolver os alunos em
leituras de bibliografias específicas, promovendo em seguida debates para que
se estabeleçam as relações entre esses dois universos: o que se lê e o que se vê refletindo no dia-a-dia, nas atitudes de cada
cidadão.
2. Promoção
de palestras envolvendo pessoas da comunidade. Os alunos participarão, não só
como ouvintes, mas também envolvendo-se em dinâmicas que possibilitaram uma
interação entre palestrante e alunos, bem como uma reflexão sobre o assunto
discutido.
Não só a questão do lixo será
analisada e modificada, mas também o desperdício dos recursos naturais; água,
energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm
alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.
3. Filme: o lixo
Apresentar um pouco do trabalho dos
catadores de lixo no Brasil.
4. Textos informativos. (leitura pelo
professor e discussão em roda d leitura).
Sugestões da Nova Escola - mês de
maio.
5 .Uso do livro didático do aluno: Símbolos
da reciclagem.
6. Temas geradores para alfabetização
- meio ambiente
- lixo
- natureza
- agua
- reciclagem etc
- coleta
7.coleta
seletiva do lixo
E necessária
a transformação de papéis velhos em novos, latas velhas em novas, plásticos
rasgados em plásticos novos, isso é reciclagem, transformar coisas velhas em
novas.
E para haver
esta transformação do lixo, existem várias fábricas de reciclagem. O
aproveitamento do Lixo torna as cidades limpas e maravilhosas.
Até sobras
de alimentos são transformadas em adubo.
A reciclagem
é uma coisa muito importante para todos nós e o Meio Ambiente.
Discutir com seus colegas sobre como poderão
implantar a coleta eletiva na sua escola e em sua cidade.
· Distribuir latas de lixo para coleta seletiva.
· Orientar os alunos a jogar lixo observando as
cores dos latões de acordo com o material:
Azul: papel,
cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas
de um modo geral, tampinhas de garrafa.
Verde: vidros, garrafas, litros (cacos ou
inteiros), etc.
Vermelho: embalagens plásticas, sacos
plásticos, tampas e canudinhos, potes de margarina, etc.
· Fazer um debate em sala sobre a importância da
coleta seletiva do lixo.
O que fazer com as sobras?
· As sobras da alimentação, folhas velhas de
hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após
fermentação natural, que se consegue pelo sistema de compostagem. E de extrema
importância o uso deste adubo na horta. Fazer
o reaproveitamento com papéis reciclados em aulas de Educação Artística.
Discussão:
a) Qual o
órgão que cuida do lixo na nossa cidade? Pesquisar sobre ele.
b) De que
maneira podemos contribuir na separação do lixo da cidade?
c) Qual o trabalho que é desenvolvido
sobre o lixo, na nossa cidade? Caso não tenha nenhum, elabore um projeto para
implantá-lo, cobrar das autoridades.
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do
desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos
alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as
atividades.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do
mundo, podemos e devemos transforma-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações
que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as ideias se
transformem em possíveis mudanças.
O exercício da cidadania inclui direito e
deveres políticos, sociais e ambientais. Exerce-la significa participar de
lutas por qualidade ambiental, moradia, alimentação, saúde, emprego, educação e
cultura. Esse exercício, praticado diariamente, nos torna cidadãos e cidadãs. A
juventude está cobrando dos adultos e dos governos ações que deem a todos nós a chance de herdar um planeta bom
de se viver. Isso depende das atitudes individuais e de políticas publicas que
nos tragam mais qualidade de vida. Mas, para que isso se realize é necessário
conscientizar as pessoas para que elas entendam que devemos cuidar juntos de
nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir
novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a
importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito,
que serão importantes ao longo de nossas vidas.
0 comentários:
Postar um comentário