A COPA DO MUNDO É UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA EXPLORARMOS A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PARTIR DO TEMA, VOCÊ PODE ESTAR TRABALHANDO EM TODAS AS DISCIPLINAS E EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO.
NÓS QUE FAZEMOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM UPANEMA JÁ ESTAMOS TRABALHANDO EM TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA.
AÍ VAI O PROJETO E ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES
SECRETARIA MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO
ESCOLAS MUNICIPAIS DO CAMPO
PROJETO PAIXÃO PELO FUTEBOL
SUPERVISORAS:
LUZIA MARIA DE MOURA PEREIRA
ANA CLÉA SOBRAL
UPANEMA-RN
MAIO-2014
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UPANEMA- RN
Projeto copa do Mundo 2014:“Paixão
pelo futebol”
Duração:Maio e Junho 2014
Públicoalvo::1º ao 9ªano.
Justificativa: Este projeto surgiu da necessidade de resgatar a
valorização e respeito da pluralidade cultural do país, contextualizar a
prática futebolística a prática educativa, uma vez que a escola foi a primeira
instituição a perceber que o futebol tem uma ordem e uma disciplina peculiares
por isso sua prática contribui para a formação do cidadão.
Assim
sendo, integraremos a participação dos professores, alunos, equipe pedagógica e
administrativa em planejar e executar aulas com conteúdo inovador,
simultaneamente ao maior evento esportivo da terra: a copa do mundo.
Objetivo
geral: contextualizar o ensino tornando as aulas mais participativas e
interessantes ao estudar o futebol.
*Objetivos específicos: resgatar as
memórias dos mundiais;
*Enriquecer o conhecimento dos alunos
quanto a história;
*Desenvolver o gosto pelo esporte como
paixão nacional e prática esportiva;
*Desenvolver dos alunos o espírito
patriótico;
*Levá-los a conhecer a história dos
países que participam e sediam os mundiais;
*Repudiar a discriminação baseada nas
diferenças raciais e socioculturais;
*Através desse tema, explorar e desenvolver a leitura e
escrita.
Procedimentos:
·
pesquisar em
revistas, jornais e internet;
·
Leituras de textos
informativos e noticiários sobre jogos e jogadores;
·
simulação;
·
Problematização;
·
construção de
maquetes;
·
músicas;
·
Paródias
(composição);
·
Brincadeiras;
·
Álbum de fotos
(confeccionar);
·
Desenhos de mapas e
Bandeiras;
·
Trabalhar o Hino
Nacional brasileiro;
·
Decoração da escola e
da sala de aula;
·
Caça-palavras,
organização de listas de nomes de jogadores, de técnicos, juízes e países
participantes da copa.
·
Pesquisa de itens
relacionados a copa mais vendidos como
bandeiras, bonés camisetas,
·
Confecção de
viseiras.
Conteúdos:
Língua Portuguesa
Leituras
de textos informativos e literários;
Os termos nascidos nas competições de
futebol presentes no dia-a-dia; Exemplos:
ADMINISTRAR O RESULTADO- não se arriscar ou se expor diante de determinada
situação. CHUTAR E CORRER PARA O ABRAÇO- ato de fácil execução cujo resultado
seja também de fácil previsão; DAR BOLA-Dar atenção a alguém, no sentido de
flerte ou galanteio; DAR ZEBRA- Resultado inesperado que contraria a lógica.
EMBOLAR O MEIO DE CAMPO: Apor dificuldades a determinada situação. JOGAR LIMPO/
SUJO-Atuar (ou não) dentro de regras predeterminadas. JOGAR NA DEFESA- Atuar
sem se expor em demasia e com excesso de proteção. JOGAR PARA ESCANTEIO-Descartar
a participação de alguém ou de alguma coisa em certa atividade. –BOLA MURCHA-
Designação dada a indivíduos sem expressão ou insignificantes; MARCAÇÃO
CERRADA- Vigilância constante de alguém sobre os atos de outrem. ESTAR NA MARCA
DO PÊNALTI- indivíduo que se encontra em situação delicada. PARTIR PARA O
ATAQUE- Atuar de maneira ousada.- PISAR NA BOLA- Praticar ato digno de
reprovação. PENDURAR AS CHUTEIRAS.
Produções
e textos;(Relatos de jogos do Brasil)
Júri
simulado
Composições
de paródias;
Charges;
Simulação
de narração de um jogo;
Criação
de propagandas
Trabalhar
o Hino Nacional;
Matemática
-A
geometria do Campo; e nas estatísticas que permitem avaliar o desempenho de
cada time;
-
Área, simetria;
-Trabalhar
com tabelas e placar
-probabilidade/
estatística.
-Quantidades
de times(países), de jogadores, de gols,etc.
Ciências;
-A
alimentação dos jogadores
-Os
exercícios físicos a que se submetem;
-O
que acontece com o coração quando estamos assistindo a um jogo (adrenalina);
-A tecnologia digital -qualidade na imagem.
-A tecnologia presente nos gramados-sistema de drenagem.
-pesquisar
sobre a evolução da bola pra copa do mundo;
ENSINO DA ARTE
-Desenhar
e confeccionar camisetas, campos de futebol bandeiras dos grupos de países
escalados para jogar; bandeirinhas do Brasil, taças, chocalhos.
-
Com os desenhos podemos arrumar a escola;
-Desenhar
os símbolos CBF e da FIFA;
GEOGRAFIA
-A
Economia movimentada no mundial
-A
divisão política do Brasil- Regiões,Estados, capitais;
As capitais do Brasil que vão sediar os
jogos da copa-2014;
-Os
países que participarão da copa, suas bandeiras, moedas, economias, etc.
-As
multinacionais presentes no campo através dos patrocínios
-Fusos
horários–os horários dos jogos;
-Migrações=
o que levam os jogadores brasileiros a migrarem pra outros países, pertencer a
outros times.
HISTÓRIIA:
A
história da bola e do futebol;
A
história dos mundiais, dos quais o Brasil participou e quais venceu; quem era
os técnicos, os jogadores mais
importantes;
ENSINO RELIGIOSO
A
solidariedade presente nos campos de futebol- companheirismo aos membros da
equipe;
O
respeito aos técnicos, juízes e colegas;
Respeito
‘as diferenças: A inclusão de deficientes no futebol
- homem x mulher
- o talento dos atletas negros
A
disciplina; as regras que os jogadores se submetem.
CULMINÂNCIA
*Concurso
de leituras ou soletrando da Ed. Infantil ao 3º ano, por turma.
*Concurso
de produção e apresentações de texto nas turmas do 4º e do 5º, por turmas.
AVALIAÇÃO
O
projeto “Paixão pelo Futebol”, será avaliado durante a execução do projeto
através das realizações das atividades observando o interesse e o envolvimento
dos alunos nas atividades propostas. O professor poderá fazer as alterações
necessárias de acordo com o contexto e o nível de cada turma.
OBSERVAÇÃO : A FONTE DAS ATIVIDADES:BLOG MISTURA DE ALEGRIA
0 comentários:
Postar um comentário