quarta-feira, 16 de março de 2011

Histórico da Escola José Calazans Freire

Fachada da escola
Histórico da Escola Estadual José  Calazans Freire
A Escola Estadual Jose Calazans Freire é uma escola jovem, porém de referencia para a comunidade de Upanema, por ser a 1ª escola de ensino médio no município.
Upanema até 1979 não contava com uma escola de ensino médio. Existiam as Escolas Alfredo Simonetti, oferecendo o 1º grau menor e o Ginásio Agrícola Municipal oferecendo o 1º grau maior.  A partir de então foi implantada a Campanha Nacional de Escolas da comunidade- CNEC, sendo mantida por bolsas de estudos, materiais e equipamentos adquiridos pelo prefeito da época o saudoso Luiz Candido Bezerra (in memória), também a colaboração simbólica dos alunos e a prefeitura Municipal de Upanema era a grande  parceira,tanto é que  assumiu o Ginásio agrícola e criou o 1º grau menor,  ficando Escola Cenecista de I e II graus José Calazans Freire; recebeu esse nome  em homenagem a um  grande atleta filho da terra. Recebeu a autorização para funcionamento   do Conselho Estadual de Educação_ CEE  pela portaria 199/86, e o parecer do CEE, 17/86.
As escolas cenecistas tinham uma diretoria local formada por presidente, diretor, secretaria e segundo o seu estatuto estes deveriam ser escolhidos pela comunidade escolar, o que não acontecia, pois sempre eram colocados por indicação política  para dirigir a escola.       
Após 10 anos de funcionamento, surge a oportunidade de escolha para presidente local da instituição sendo escolhido o prof. Luiz Gonzaga Gondim, que tinha como uma das propostas de trabalho a luta pela estadualização, uma vez que a escola passava por dificuldades financeiras  sendo difícil sua manutenção. Nesse período também foi criado o 1º grêmio Estudantil da escola, o que foi muito importante para a representação e participação dos alunos na luta pela estadualização.
Como a estadualização  dependia de vontade política,  nesta luta fizemos um documento exposto toda situação da escola e foi entregue aos candidatos à  governo do estado Lavoisier Maia e José Agripino, onde se comprometeram  em fazê-lo, caso eleito. Venceu as eleições o Jose Agripino  e após irmos varias vezes a Natal conseguimos a estadualização  com publicação no diário oficial do estado de 11 de agosto de 1992. O prefeito municipal era o Sr. Valério augusto Tavares que foi também um grande  lutador conosco nesta causa. A escola agora recebeu o nome de Escola Estadual José Calazans Freire  - Ensino de I e II graus.
Após a estadualização os diretores continuaram a serem indicados pelos políticos até o ano de2005; Conforme consta em alguns documentos da escola, embora obscuros, pois alguns diretores eram sucedidos mais de uma vez por ano,  organizamos alguns dados conforme registros arquivados na escola, da seguinte maneira:
·        . Do ano 1969 ate197 forma diretores do Ginásio Agrícola,  A Sr. Maria Solidade Freire. O Sr. Armando de Costa ferreira e a Sr.ª Sonia Maria Avelino Bezerra.
·         Do ano 1979 ( implantação da CNEC)  até 1981 o diretor foi William Lopes guerra.
·        De 1982 a 1983 –  Maria de Fátima Tavares de Aquino
·        Em 1984- Leda Maria Bezerra de Mendonça
·        De  1985 1988 - Maria de Fátima Tavares de Aquino
·        Em 1989 – Maria do Socorro da Silva Targino
·        Em 1990-  Maria de Fátima Tavares de Aquino
·        Em 1991 – Antonio Aldo de Carvalho
·        Em 1992 – Regia Maria Mendonça
·        Em 1993 a 1994 – Adelcina  Medeiros  Barbosa  Bezerra
·        Em   1995 – Maria Leni de Oliveira Gondim
·        De 1996 a 1999 – Antonio Ribamar Ribeiro e Silva
·        De 2000 a 2001 – Silvio  Antonio Bastos Freire
·        Em 2002 – Antonio Carlos da Costa Junior
·        De 2003 a 2005 – Simone Maria Bezerra de Farias
A luta pela gestão democrática da escola publica nasceu  da mobilização social do Brasil nos anos 80, tendo com base legal os artigos 206 da constituição federal, 135 da constituição estadual e 14 e 15 da lei de diretrizes e bases da educação nacional. Para desencadear esse processo na rede estadual de ensino foi elaborado um documento com apoio de fóruns regionais e estaduais, com a representatividade da SEEC- RN ( secretaria de estado da educação e da cultura), SINTE_RN, (sindicato dos trabalhadores em educação)  APES ( Associação Potiguar  de estudantes secundaristas) , ANPAE( Associação Nacional de políticas e administração da educação) que se consumou com  a lei 290 publicada no DOE  nº 10.924 de 17/02/2005.
 As eleições diretas para diretores e vice-diretores das escolas estaduais no RN representam um grande avanço na política educacional e um direito que se fundamenta no principio de gestão democrática, garantido a participação de toda comunidade escolar.
No ano de 2005 foi eleita pela comunidade escolar  a 1ª equipe gestora da escola Calazans Freire para o biênio 2006/2007:
Diretor: Antonio Lopes Bezerra
Vice-diretor: Antonio Carlos da Costa Junior
Coordenador pedagógico: Leonilde Sobral Dantas
Coordenador Adm. Financeiro; Geane Gomes Campina

Junto a essa equipe passou a atuar na escola O conselho Escolar ,o conselho Fiscal da Caixa Escolar, o qual e registrado como pessoa jurídica sob o CNPJ 01.822.073/0001- 21, e  O grêmio estudantil Aldo Felinto que é um grande parceiro nos eventos para estudantes como nos jogos  inter-classe, torneio, escolha de lideres, de bela estudante, festas juninas e outros movimentos como congresso dos estudantes .Também o grêmio tem o seu próprio bolg:  gremioaldofelinto.blogspot.com
Logomarca do gremio
Para o biênio 2008/2009,foi eleita a equipe gestora:
Diretor: Leonilde  Sobral Dantas Fernandes
Vice-diretor: Antonio Carlos da Costa Junior
Coordenadora Pedagógica: Maria de Fátima Martins dos Santos
Coordenador Adm. Financeiro; Geane Gomes Campina

Para o biênio 2010/2011 foram eleitos:
Diretor: Antonio Nicacio da Silva
Vice-Diretor: Leonilde Sobral Dantas Fernandes
Coordenadora Pedagógica: Maria de Fátima Martins dos Santos


Antonio Nicacio e Leonilde

Atualmente a Escola Calazans Freire  está localizada na Rua Antonio Vitorino, 16, centro de Upanema, conta com uma boa estrutura física, temos 10 salas de aulas no 1º andar da escola e no térreo temos um pequeno auditório, Laboratórios   de informática e de Ciências ,salas  de Vídeo, de professores ,  do grêmio estudantil, diretoria,  secretaria , almoxarifado, e outros pequenos espaços.

Atendemos aproximadamente 700 alunos de ensino fundamental, Médio e EJA desenvolvemos  muitos projetos, programas, palestras , encontros formação para professores reuniões e confraternizações para o fortalecimento do trabalho escolar.

1 comentários:

Anônimo disse...

Antonio com Léia são pessoas que ajudaram ao Calazans a se tornar uma escola modelo em nosso municipil e estado.Que o Antonio der continuidade a essa gestão neste ano.