quarta-feira, 13 de junho de 2012


PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES: 

Inscrições para o programa Jovens Embaixadores 2013 estão abertas até 05 de agosto .

Estão abertas a partir de hoje as inscrições para a décima primeira edição do programa Jovens Embaixadores, programa de intercâmbio da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil. O programa levará 35 estudantes brasileiros da rede pública, com excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. As inscrições para o programa de 2013 serão efetuadas somente online. O endereço está disponível a partir de hoje, 17 de abril, até 05 de agosto no site:www.jovensembaixadores.org/2013



PROGRAMA JOVENS EMBAIXADORES: 

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e agora é replicado em 25 países. Desde o lançamento, 294 brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos EUA nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais. 

Mais informações sobre o programa Jovens Embaixadores, visite o site abaixo: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/je.html

NOTA DA 12ª DIRED

CRONOGRAMA 

FASE 1 

– do lançamento do programa até 05 de agosto: Os interessados acessam o formulário de inscrição via www.jovensembaixadores.org/2013, respondem à ficha de inscrição online e recebem uma resposta automática dizendo se preenchem os pré-requisitos básicos do programa e foram aprovados ou não para a ETAPA 02: 

- “Aprovado para a ETAPA 02”: 

O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo.  

- “Não aprovado PARA A ETAPA 02”: 

Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo. 

 FASE 2 

– até o dia 19 de agosto: O candidato deverá: 

 Concluir o preenchimento do questionário preliminar; 

 Selecionar a instituição parceira mais perto da sua casa, dentro do seu estado (exceção para o entorno do DF), para onde toda a sua documentação será enviada via internet; 

 Fazer o upload da foto e de TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos; 

 Concluir o processo online. 

IMPORTANTE: O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados toda vez que incluir um documento. Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 19 de agosto. Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso a esse link. Ao final do processo, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira que ele selecionou. 

FASE 3 

– até 30 de agosto: As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos. 

IMPORTANTE: Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa somente a instituição parceira poderá substituir um ou mais anexos – caso necessário. Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira clicará em: 

- “Aprovado para a ETAPA 04: Exame escrito” 

O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, agendada para o dia 14 de setembro. O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.  

- “Não aprovado para a ETAPA 04” 

O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não preencher pré-requisito(s). 

IMPORTANTE: Caso o candidato tenha sido aprovado para a Etapa 04, mas não tenha recebido o email confirmando o horário e local até o dia 10 de setembro, deverá entrar em contato com a instituição parceira para obter essa informação. 

FASE 4 

– 14 de setembro (entre 14h00min e 17h00min): Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14-17hs – horário de Brasília). 

FASE 5

– até o dia 30 de setembro: Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão na competição nacional. A instituição parceira deverá anexar as provas escrita e oral + o relatório da visita à casa do candidato e, ao final, clicar o botão “Semifinalista”. 

- “Semifinalista”: O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos semifinalistas e que participará na competição nacional as 35 vagas do programa.

- “Não aprovado na ETAPA 05”: Ao clicar nesse botão, uma tela com o texto a ser enviado para o candidato se abrirá. Nela, haverá um espaço para que a instituição parceira explique em breves palavras o motivo da não aprovação dele nessa etapa. 

FASE 6 

– até 20 de outubro: Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reune-se para fazer a revisão do material dos semifinalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores. 

FASE 7 – Até 30 de outubro: Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2013. 

FASE 8 

– Outubro/novembro: Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2013. 

FASE 9 

– Dezembro: Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos. 

FASE 10 

– 09 a 11 de janeiro de 2013: Entrevista de visto e orientação pré-partida em São Paulo. 

FASE 11 – 11 de janeiro de 2013: Embarque para os Estados Unidos. 

FASE 12 – 12 de janeiro a 02 de fevereiro de 2013: Programação em Washington-DC e estados-anfitriões. 

FASE 13 – 03 de fevereiro de 2013: Chegada dos Jovens Embaixadores de volta ao Brasil.


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