terça-feira, 17 de maio de 2016

sugestões para trabalhar sobre o abuso exploração sexual de crianças e adolescentes

18 de maio- Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual da criança e adolescente.
- 

O símbolo- A campanha tem como símbolo  uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
Por  se tratar de um tema muito difícil de se trabalhar com crianças  da Educação infantil e de alfabetização resolvemos postar  algumas sugestões para se trabalhar de forma lúdica através de uma roda de conversa por meio  de  histórias e músicas para se abordar o tema.
Aí vai uma história criada por mim para que vocês possam abordar o tema

História-:
A florzinha Lili (Ana Cléa Sobral)
Lili era uma florzinha linda e cheirosa que nasceu em um belo jardim . Ela era muito feliz,  pois vivia rodeada de borboletas, joaninhas e outras florzinhas e tinha muita alegria em sentir o vento e a chuva nas nas suas pétalas aveludadas.O jardineiro cuidava muito bem do seu jardim, mas precisava se ausentar para cuidar também de outras tarefas.
Um dia apareceu no jardim  um homem muito mau que gostava de machucar as florzinhas. Sempre que via uma florzinha feliz ele não se continha, e enquanto não a destruía ele não ficava satisfeito.

Num belo dia de sol ele viu Lili brincando com as outras florzinhas,  cantarolando e com seus cabelos ao vento  e foi se aproximando dela como quem  nada queria. Primeiro, ele começou acariciá-la com suas mãos grandes e ásperas e a pobre florzinha nem desconfiou do mal que ele lhe podia causar. Com o passar dos dias ele começou a frequentar cada vez mais o jardim, até que um dia ele colocou o seu plano maléfico em ação. Arrancou Lili do caule com muita força, tirou suas pétalas e jogou-lhe no chão com muita raiva, pisando nela e  deixando-a ferida,  triste, assustada e sem vontade de viver.
O jardineiro apareceu no jardim e viu Lili ali jogada num canto e perguntou pra ela quem havia feito aquilo. Ela com muito medo que o homem mau voltasse não quis falar, porque ele tinha lhe ameaçado:” se você falar pra alguém eu acabo com você”. Mas o sábio jardineiro disse pra Lili que ele só poderia lhe ajudar se ela contasse pra ele e que só queria protegê-la,  pois era seu amigo de verdade. Lili , criou coragem e resolveu contar tudo ao jardineiro e ele chamou os guardas do jardim e mandou que procurassem o homem mau até encontrá-lo e o levassem pra uma prisão. Os guardas obedeceram e acharam aquele malvado e o trancaram, pois era um homem muito perigoso. De lá ele não pode mais sair e nunca mais fez mal a florzinha.
O jardineiro cuidou de Lili com tanto amor que ela conseguiu se recuperar. Ficou sarada e cresceu muito bonita e todos que passavam achavam aquela florzinha linda e cheirosa. Lili voltou a sorrir e viveu muito tempo naquele jardim.


Questões para a roda de conversa:
1-Como é o título da História?
2-A florzinha representa as pessoas indefesas. Quem pode ser comparada a florzinha no nosso mundo?
3_Existem pessoas capazes de fazer mal as crianças?
4_Essas pessoas que se aproveitam por serem mais fortes(adultos)para maltratar as crianças , que machucam, ferem, abusam elas devem ser punidas?(Aqui pode falar da Lei 9.970/00)
5_ A florzinha não queria contar ao jardineiro sua história porque tinha medo. Vocês acham que  existem crianças que ficam com medo dos adultos por que alguém lhe faz mal e fez ameaças e por isso ela não confia mais em  ninguém?(Essa Pergunta tem de ser feita por partes ,pois é extensa)
6- O jardineiro ajudou a florzinha a voltar a ser feliz por isso era seu amigo de verdade. Quem são as pessoas que a criança pode confiar e contar suas histórias?

 Informações para o professor:

Diferença entre  abuso e exploração sexual

O abuso envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir à ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. o abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual.

               
Sugestões  de músicas--para contextualizar :A LINDA ROSA JUVENIL, O CRAVO E A ROSA´O SEU CORPO É UM TESOURINHO.

Imagens para trabalhar a história( as imagens foram adaptadas da história a florzinha mariana-site da apec e outros,  contidos nas imagens.)atividades para pintar e de colagem.



Descrição: C:\Users\Ana Cléa\Pictures\JARDIM.jpg































0 comentários: