segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

SEQUÊNCIA DIDÁTICA- 1ª SEMANA- TRABALHANDO O NOME

SEQUÊNCIA DIDÁTICA-TRABALHANDO O NOME

TEMPO -1 SEMANA
PÚBLICO ALVO-ALUNOS DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

1º DIA-

ACOLHIDA
1º MOMENTO-DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO DOS NOMES- MÚSICA-OLÁ COMO VAI (Outra a sua escolha)
2º MOMENTO-LEITURA  DELEITE-SUGESTÃO (gente tem sobrenome; /Marcelo, Marmelo , Martelo) -debate com os alunos
3º MOMENTO-CONFECÇÃO DE CRACHÁS COM OS ALUNOS. Você vai precisar de : cartolina, pincel, fita adesiva transparente, tesoura, barbante, perfurador.

2º DIA- ACOLHIDA
1ºMOMENTO-BRINCADEIRA-MÚSICA DOS NOMES-(A canoa virou; oh! fulano onde estás? aqui estás ? eu estou aqui-2x, vou ficar-2x;
3º MOMENTO - Leitura deleite-nome da gente-Pedro Bandeira- debate com eles
4º MOMENTO-BINGO DOS NOIMES
5º MOMENTO- A HISTORIA DO NOME -DEVER DE CASA-PESQUISA DA HISTÓRIA DONOME COM OS PAIS OU RESPONSÁVEIS.

3º DIA - ACOLHIDA
1º MOMENTO-MÚSICA- como é bom amar fulano como é bom-2x, segunda, terça , quarta, quinta, sexta, sábado e domingo? como é bom amar fulano como é bom.
2º MOMENTO- LEITURA DELEITE- debate com os alunos
3º MOMENTO- Socialização da história dos nomes
4º MOMENTO-Acróstico dos nomes
5º MOMENTO-BRINCADEIRA- A baratinha voou.
DEVER DE CASA-

4ª DIA - ACOLHIDA
MÚSICA -Bom dia, bom dia; outra que já aprenderam sobre o nome.
LEITURA DELEITE- Debate com os alunos
Brincadeira da caixa com o espelho dentro-trabalhar a autoestima fala:
Além do nome existem outras características eu nos identificam-cor dos olhos, cabelo, etc.
Deixar que cada um descubra  o quanto é importante.
EU SOU ASSIM: DESENHAR O AUTO-RETRATO COM ELES .  o professor poderá levar emborrachado picado, papel laminado, tecido, fitinhas, bicos, para eles construírem seu auto- retrato.
Se o professor achar melhor pode construir texto com as características deles. Depois embaraça os textos para que os alunos descubram de quem se trata.

5ª DIA—ACOLHIDA
MÚSICA- trabalhada anteriormente
LEITURA DELEITE- debate com os alunos
DESAFIO- fazer um desafio a partir do nome de cada um: cada aluno terá que escrever ou falar o maior número de palavras que tenham o som do seu nome. EXEMPLO: ANA= BANANA, BACANA, CANA, HAVAIANA.
Depois vão ver se na sala tem alguém que tenha o nome que inicia com a mesma letra do seu nome; nomes iguais ou parecidos; que sílabas se repetem no nome dos colegas, brincar trocando as letras dos nomes. EXEMPLO:MARINA- TROCA O M PELO K E FICA KARINA; EVA-IVA;

Fazer um ditado com o nome dos colegas; ver os nomes que tem a mesma quantidade letras; montar o nome como alfabeto móvel, etc.

BRINCADEIRA- A dança das cadeiras



-









0 comentários: