quarta-feira, 13 de abril de 2011

Ensino Religioso

Ouvindo alguns professores e sentindo a dificuldade de ter o que trabalhar em Ensino Religioso,resolvemos colocar algumas sugestões de atividades para trabalhar a disciplina.Além de podermos trabalhar as "Grandes Religiões Mundiais" ,podemos trabalhar com nossos alunos os "valores morais e éticos" e ainda os "Temas Transversais" que tanto reza os velhos PCNs.
Aos poucos iremos postando algumas atividades para a área.

FÁBULA:  O PATINHO FEIO

No meio da folhagem do bosque,uma pata no seu ninho, agurdava os patinhos que iam nascer.Afinal, os ovos começaram a estalar.Os patinhos puseram as cabecinhas para fora e saltaram da casca. Eram lindos.Só depois é que a nova mamãe reparou:
      __ O ovo maior está intacto.Quanto tempo levará?
Dias depois, o ovo começou a estalar.De dentro dele saiu um patinho muito grande e feio. Todos no bosque passaram a observar a diferença entre o patinho feio e seus irmãos.Faziam comentários maldosos.Até seus irmãos o aborreciam com comparações.
Cansado de tantas humilhações, ele resolveu partir, mesmo sem saber que rumo tomaria. Nadou,caminhou ao relento, passou fome, sede e frio.Sofreu por ser tão rejeitado. Vagou, vagou e vagou. Ninguém é igual a mim, lamentava.
Encontrou muita gente diferente pelo caminho. Homens de todas as cores. Mulheres altas, baixinhas e até anãs. Gente que andava de costas, que se arrastava pelo chão, ou que ia de um lado para o outro pulando. No entanto, eram todos felizes.
O tempo passou, o inverno chegou e o patinho teve de nadar ainda mais para se aquecer. A primavera, contudo, trazia o sol. Bem mais crescido, ele foi para o lago, sacudindo as asas com mais força do que antes. De repente, viu três cisnes que avançavam em sua direção. A vontade de voar até eles foi mais forte que seu temor de ser rejeitado.Quando o viram, os cisnes se aproximaram gentilmente,ruflando as asas. O pobre patinho baixou a cabeça, olhando para a água. Foi então que viu sua imagem refletida no lago.Crescido, ficara igual aos cisnes.Ficou surpreso porque descobriu que era diferente, mas que havia outros no mundo como ele.
De volta ao bosque, reencontrou sua família. Contou-lhes toda  a história, esclarecendo que provavelmente sua verdadeira mãe o havia abandonado no ninho da pata. Sua família de criação e todos os bichos reconheceram que agiram mal. E aprenderam que nem todo mundo é igual, mas que todos tem seu valor.

Com essa fábula podemos trabalhar temas como o  Respeito, Bulling na escola,  etc.

RESPEITO
É  o sentimento que leva as pessoas a dar atenção às outras, ter consideração,admiração.Significa também homenagem. vem do latirm "respectu", "ato de olhar para trás": o passado de uma pessoa engrandece o respeito que se tem, por ela. Respeitar os mais velhos é ouvir o que eles têm a dizer e compartilhar a sabedoria que eles adquiriram durante a vida. A pessoa respeitadora cuida da casa, da escola ,da cidade, da natureza. Na história há muita gente que lutou pelo respeito aos índios, aos negros, às mulheres. Quem respeita, respeita também as diferenças entre as pessoas e defendem que todos recebam tratamento por igual, independente de raça, religião e condição social.
JESUS, o filho de Deus, em uma época  em que as mulheres eram tratadas com descriminação, ele as tratava com muito respeito e amor. LER  capítulos 4 e 8 do evangelho de João.

0 comentários: