quarta-feira, 8 de junho de 2011

FESTAS JUNINAS E SEUS SÍMBOLOS

O mês de  junho é conhecido pelos festejos juninos. Nas escolas essa prática é adotada como parte do currículo , visto que se trata das tradições culturais do país.Mas de onde veio os costumes pertinentes a essa prática? onde se originou tudo isso? Segundo o historiador Flávio Trovão, a origem está nos rituais pagãos. Disse ele na revista Nova Escola, junho - 2000: " Quem pensa que festa junina recebe esse nome apenas porque acontece no mês de junho sabe apenas metade da história. A comemoração, como hoje a conhecemos, se originou nos países católicos da Europa no século IV e era conhecida como festa Joanina, em louvor a são João Batista.A celebração de caráter religioso,em que estão incluídos também São Pedro e Santo Antonio, é resquício da festa da colheita pagã. A fogueira, erguida para reverenciar a fertilidade  da terra, ganhou o poder de espantar as pragas agrícolas na simbologia católica. Os balões, que colorem os céus em noite de arraial, também tem cunho religioso.Eles eram soltos para enviar pedidos aos santos."
 Ainda na revista Nova Escola -maio2002 temos a simbologia assim descrita: 

Fogueira- O fogo está carregado de significados. Ele purifica, aquece, protege, reúne pessoas.Na Europa medieval ,era aceso nas festas da colheita-que acontecia no mês de junho- para homenagear o espírito da floresta e garantir a fertilidade das mulheres, das árvores e dos animais. Hoje, continua sendo o principal objetivo dos festejos juninos, mas passou a ser associado aos santos católicos.

Quadrilha-O ritual que apresenta o casamento na roça,  tem origem nas danças palacianas da França do século 18. Elas foram popularizadas com a revolução francesa, conquistaram a península Ibérica e chegaram aoBrasil trazidas pelos colonizadores. Aqui, assumiram diferentes características em cada região.

Balões- A prática de soltar balões é universal e milenar. Originalmente, serviam para enviar pedidos e agradecimentos aos santos. Hoje, a tradição está condenada por causa dos riscos de provocar incêndios e atrapalhar o tráfego aéreo .( Não solte balões porque é crime).

Quitutes-A comida sempre esteve relacionada a crendices e simpatias, tabus e, é claro, aos festajos populares. não há comemoração  sem comida. Ela une as pessoas. Entre os pratos juninos típicos estào os derivados do milho, como a canjica, a pipoca e o carau- o que se deve ao fato a festa coincidir com o início da colheita no Nordeste.

Já no fascículo FESTAS POPULARES NO RN encontramos a seguinte explicação: " os jesuítas foram os responsáveis pela difusão das diversas festas religiosas comemoradas até hoje. No princípio eles serviam para atrair os índígenas e assim poderem emitir sua mensagem catequizadora. Já naquele tempo as festas juninas eram comemoradas com fogueiras, reza,  muita alegria e coincidiam com o período em que os índios realizavam seus rituais de fertilidade.
Junho é um tempo de colheita:mandioca,  feijão , cará, milho, que é a base das comidas que acompanham os rituais juninos. As festas do ciclo junino nasceram do intuito do homem agradecer a boa colheita, para isso faziam festas a JUNO, esposa de JÚPITER, deus grego. Com a expansão do cristianismo pela Europa, a igreja resolveu festejar seus santos mais populares, Antonio, João e Pedro para se contrapor as festas pagãs.No início eram conhecidas como "joaninas''.
Os santos católicos substituiram os deuses gregos, e os motivos de festa e penitência também se ampliaram, passando a ter uma relação com a cristandande. Na colonização do nosso país, as festas religiosas serviram de atração para os indígenas ".
fonte: Nova Escola
          Festas Populares do RN, fascículo 6.



























0 comentários: