quarta-feira, 21 de maio de 2014

A ESCOLA E A COPA
A COPA DO MUNDO É UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA EXPLORARMOS A APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PARTIR DO TEMA, VOCÊ PODE ESTAR TRABALHANDO EM TODAS AS DISCIPLINAS E EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO.
NÓS QUE FAZEMOS A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM UPANEMA JÁ ESTAMOS TRABALHANDO EM TODAS AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO ASSUNTOS RELACIONADOS AO TEMA.
AÍ VAI O PROJETO E ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLAS MUNICIPAIS DO CAMPO


PROJETO PAIXÃO PELO FUTEBOL






SUPERVISORAS:
LUZIA MARIA DE MOURA PEREIRA
ANA CLÉA SOBRAL











UPANEMA-RN
MAIO-2014
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO UPANEMA- RN
Projeto copa do Mundo 2014:“Paixão pelo futebol”
Duração:Maio e Junho 2014
Públicoalvo::1º ao 9ªano.

Justificativa: Este projeto surgiu da necessidade de resgatar a valorização e respeito da pluralidade cultural do país, contextualizar a prática futebolística a prática educativa, uma vez que a escola foi a primeira instituição a perceber que o futebol tem uma ordem e uma disciplina peculiares por isso sua prática contribui para a formação do cidadão.
Assim sendo, integraremos a participação dos professores, alunos, equipe pedagógica e administrativa em planejar e executar aulas com conteúdo inovador, simultaneamente ao maior evento esportivo da terra: a copa do mundo.
Objetivo geral: contextualizar o ensino tornando as aulas mais participativas e interessantes ao estudar o futebol.
*Objetivos específicos: resgatar as memórias dos mundiais;
*Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto a história;
*Desenvolver o gosto pelo esporte como paixão nacional e prática esportiva;
*Desenvolver dos alunos o espírito patriótico;
*Levá-los a conhecer a história dos países que participam e sediam os mundiais;
*Repudiar a discriminação baseada nas diferenças raciais e socioculturais;
*Através desse tema, explorar e desenvolver a leitura e escrita.

Procedimentos:
·         pesquisar em revistas, jornais e internet;
·         Leituras de textos informativos e noticiários sobre jogos e jogadores;
·         simulação;
·         Problematização;
·         construção de maquetes;
·         músicas;
·         Paródias (composição);
·         Brincadeiras;
·         Álbum de fotos (confeccionar);
·         Desenhos de mapas e Bandeiras;
·         Trabalhar o Hino Nacional brasileiro;
·         Decoração da escola e da sala de aula;
·         Caça-palavras, organização de listas de nomes de jogadores, de técnicos, juízes e países participantes da copa.
·         Pesquisa de itens relacionados a copa  mais vendidos como bandeiras, bonés camisetas,
·         Confecção de viseiras.
Conteúdos:
Língua Portuguesa
Leituras de textos informativos e literários;
Os termos nascidos nas competições de futebol presentes no dia-a-dia; Exemplos: ADMINISTRAR O RESULTADO- não se arriscar ou se expor diante de determinada situação. CHUTAR E CORRER PARA O ABRAÇO- ato de fácil execução cujo resultado seja também de fácil previsão; DAR BOLA-Dar atenção a alguém, no sentido de flerte ou galanteio; DAR ZEBRA- Resultado inesperado que contraria a lógica. EMBOLAR O MEIO DE CAMPO: Apor dificuldades a determinada situação. JOGAR LIMPO/ SUJO-Atuar (ou não) dentro de regras predeterminadas. JOGAR NA DEFESA- Atuar sem se expor em demasia e com excesso de proteção. JOGAR PARA ESCANTEIO-Descartar a participação de alguém ou de alguma coisa em certa atividade. –BOLA MURCHA- Designação dada a indivíduos sem expressão ou insignificantes; MARCAÇÃO CERRADA- Vigilância constante de alguém sobre os atos de outrem. ESTAR NA MARCA DO PÊNALTI- indivíduo que se encontra em situação delicada. PARTIR PARA O ATAQUE- Atuar de maneira ousada.- PISAR NA BOLA- Praticar ato digno de reprovação.  PENDURAR AS CHUTEIRAS.
Produções e textos;(Relatos de jogos do Brasil)
Júri simulado
Composições de paródias;
Charges;
Simulação de narração de um jogo;
Criação de propagandas
Trabalhar o Hino Nacional;
Matemática
-A geometria do Campo; e nas estatísticas que permitem avaliar o desempenho de cada time;
- Área, simetria;
-Trabalhar com tabelas e placar
-probabilidade/ estatística.
-Quantidades de times(países), de jogadores, de gols,etc.
Ciências;
-A alimentação dos jogadores
-Os exercícios físicos a que se submetem;
-O que acontece com o coração quando estamos assistindo a um jogo (adrenalina);
-A tecnologia digital -qualidade na imagem.
-A tecnologia presente nos gramados-sistema de drenagem.
-pesquisar sobre a evolução da bola pra copa do mundo;
 ENSINO DA ARTE
-Desenhar e confeccionar camisetas, campos de futebol bandeiras dos grupos de países escalados para jogar; bandeirinhas do Brasil, taças, chocalhos.
- Com os desenhos podemos arrumar a escola;
-Desenhar os símbolos CBF e da FIFA;
GEOGRAFIA
-A Economia movimentada no mundial
-A divisão política do Brasil- Regiões,Estados, capitais;
       As capitais do Brasil que vão sediar os jogos da copa-2014;
-Os países que participarão da copa, suas bandeiras, moedas, economias, etc.
-As multinacionais presentes no campo através dos patrocínios
-Fusos horários–os horários dos jogos;
-Migrações= o que levam os jogadores brasileiros a migrarem pra outros países, pertencer a outros times.


HISTÓRIIA:
A história da bola e do futebol;
A história dos mundiais, dos quais o Brasil participou e quais venceu; quem era os  técnicos, os jogadores mais importantes;
ENSINO RELIGIOSO
A solidariedade presente nos campos de futebol- companheirismo aos membros da equipe;
O respeito aos técnicos, juízes e colegas;
Respeito ‘as diferenças: A inclusão de deficientes no futebol
  - homem x mulher
  - o talento dos atletas negros
A disciplina; as regras que os jogadores se submetem.
CULMINÂNCIA
*Concurso de leituras ou soletrando da Ed. Infantil ao 3º ano, por turma.
*Concurso de produção e apresentações de texto nas turmas do 4º e do 5º, por turmas.
AVALIAÇÃO
O projeto “Paixão pelo Futebol”, será avaliado durante a execução do projeto através das realizações das atividades observando o interesse e o envolvimento dos alunos nas atividades propostas. O professor poderá fazer as alterações necessárias de acordo com o contexto e o nível de cada turma.























OBSERVAÇÃO : A FONTE DAS ATIVIDADES:BLOG MISTURA DE ALEGRIA


0 comentários: